Blog

Principais doenças de gatos


Apesar das nossas impressionantes sete vidas, a verdade é que há dias em que também nos vamos abaixo. Por vezes, damos bem nas vistas que não nos estamos a sentir a 100%, mas como também somos muito solitários e não vos queremos preocupar, retiramo-nos e sofremos sozinhos, na esperança que aquilo que nos aflige vai passar rapidamente. Claro que isto nem sempre será o nosso melhor remédio, por isso, e como sempre, contamos com os nossos maravilhosos donos para nos manter saudáveis. Esteja atento aos sintomas que lhe vou apresentar –todos têm a ver com as principais doenças que afectam os gatos – e nunca se esqueça da minha consulta anual no Dr. Veterinário.

Leia Mais...

Cãe e Gatos: Amigos ou Inimigos


Frases como "parecem o cão e o gato" dão a ideia que os dois, juntos e a viver debaixo do mesmo tecto, não é uma boa ideia. Sim, é verdade que somos animais completamente distintos em termos de aspecto, hábitos e personalidades, no entanto, é possível vivermos em harmonia! Eis algumas dicas para uma convivência pacífica entre felinos e caninos!

Leia Mais...

Leite para gato, pode?


Nos filmes, os gatos adoram uma enorme taça de leite frio…e na vida real também! Mas a verdade é que, e mesmo parecendo um contra senso, o leite pode fazer-nos mais mal do que bem! Descubra as indicações e contra-indicações do leite para gatos.

Leia Mais...

Escolha o melhor cesto para o seu gato


Dormir!? Alguém falou em dormir? É para já! Sim, é verdade, somos os reis da sorna! E depois? Todos temos passatempos e a dos gatos é dormir – entre 16 a 18 horas por dia para ser mais preciso! É muito provável que tenhamos quebrado já mil e um recordes mundiais…e contamos consigo para nos ajudar a manter o nível! Como? Apresentamos abaixo algumas dicas para escolher o melhor cesto para garantir o nosso sono de beleza!

Leia Mais...

Filhotes de Gato


Qual admirador de animais que não adora um filhote? Filhotinhos de gato são uma belezinha, nos apaixonamos de cara! Pode ser cria do mais feinho dos vira latas (se é que isso existe... rsrs...)! Mas há algumas coisas que o novo "proprietário" do bebê gatinho deve saber e se preparar!

Leia Mais...

Cuidando do seu gato em 10 passos


Embora os gatos se mostrem muito independentes e experts na utilização da caixa de areia, eles ainda dependem de você no que diz respeito a prover alimento, água, um lar seguro, cuidados veterinários, sua companhia entre outras coisas. Prestando atenção a estes quesitos essenciais você garantirá uma recompensadora relação com seu amiguinho felino.

Leia Mais...

Obesidade em cães e gatos


Que dono não adora apertar seu cachorro ou seu gato e perceber como o pet é fofinho? O importante é não confundir fofinho com gordinho. Cães e gatos obesos, assim como os seres humanos, ficam sujeitos a diversos problemas de saúde e ainda tendem a viver menos. Para manter seu animal em boa forma, é simples – simples mesmo! O primeiro passo é moderação e bom senso, especialmente com os cães.

Leia Mais...

Síndrome Urologica Felina


A Síndrome Urológica Felina (SUF) é uma doença que atinge aproximadamente 1 % dos gatos, mas quando ocorre pode por a vida do animal em risco. Não há preferência por sexo, mas os machos tem uma maior tendência em desenvolver a doença devido ao maior comprimento de suas uretras. Os animais mais atingidos estão numa idade entre 2 e 6 anos, em média.

Leia Mais...

A veterinária indica: Banho com Protex


Na época da faculdade eu me lembro que atendiamos uma população bem pobrezinha. É lógico que por conta disso tinhamos que pensar muito bem na hora da prescrição usando produtos baratos mas que nem por isso perdiam na qualidade e eficácia no tratamento.

Leia Mais...

Capstar


Vocês já devem ter visto cartazes em pet shops sobre o tal do banho com seguro anti-pulgas. Pois bem, o produto utilizado para esta "façanha" é o Capstar. Utilização do produto : O produto é eficaz no banho e tosa pois começa a agir em 15 minutos.

Leia Mais...

Úlcera de Córnea


Gente resolvi escrever sobre úlcera de córnea hoje pois a Cidinha me fez o favor de sair brigando por ai e me apareceu com 3 pequenas úlceras. Mas já esta sendo tratada rsrsrs.

Leia Mais...

Pular, pode?


Você não acha bonitinho quando um filhote fica pulando pedindo sua atenção?

Leia Mais...

Causas mais comuns de diarréia


A diarréia é a perda de líquido através das fezes, que se tornam líquidas ou pastosas. Alguns episódios de diarréia são passageiros e não trazem maiores problemas para a saúde dos cães e dos gatos. Porém em alguns casos a diarréia pode levar até à morte.

Leia Mais...

Cuidados com animais idosos!


Dentre os meus pacientes geriátricos o Simba é o mais "na dele" rs. Temos uma relação sem muita intimidade porém com muito respeito. Hoje o Simba completa 10 aninhos de idade e merece o nosso parabéns!! Te adoro Simba.

Leia Mais...

Sozinho em casa por muito tempo!


Muitos cães ficam ansiosos, tristes ou estressados quando ficam muito tempo sozinho. Alguns truques poderão ser úteis para melhorar esta situação:

Leia Mais...

Intoxicação por chocolate


Nestas épocas de datas comemorativas nós veterinários acabamos atendendo muitos casos de intoxicação. Alguns proprietários irresponsáveis não se contentam e dar um "pedaço" para o seu animal. E acreditem ano passado atendi um cão que quase morreu pois ganhou um ovo giganteeeee só para ele!! Quase esganei o dono!

Leia Mais...

Fazendo as necessidades no local certo


Este é um problema que incomoda mais donos de cães do que de gatos. Apesar de eu receber sim reclamações de gatos que fazem pipi fora da areia... ai já viu né!! Caso o cão ou gato tenha feito as necessidades em lugar errado, limpe imediatamente o local com um pano com álcool, vinagre, creolina ou citronela.... resolvi citar todos estes pois alguns odores funcionam com uns mas não com outros. Mas não limpe o local na frente do animal, espere que ele vá para outro local.

Leia Mais...

O gato persa


A raça Persa teve origem a partir de cruzamentos de gatos de pêlo longo oriundos da Turquia, e gatos mais encorpados, de pêlo longo, vindos da antiga Persia, atual Irã, e que chegaram a Europa através das grandes navegações provenientes do Oriente.

Leia Mais...

A fé move montanhas e cães !


Eu posso dizer que sou uma veterinária abençoada. Nestes quase 4 anos de formada conheci alguns anjos caninos, e um deles dei o nome de Herói Vitorioso. Eu teria aqui páginas e páginas para contar a respeito deste cão pois aprendi muitas coisas com ele.

Leia Mais...

Vermifugar sempre !


Os filhotes de cães e gatos normalmente apresentam vermes, estes podem ser adquiridos da mãe tanto pela placenta como através do aleitamento.A infestação por vermes pode ser fatal para o filhote.

Leia Mais...

Porque os cães e gatos comem "plantinhas"??


Sempre que levo os meus cães para passear a primeira coisa que eles fazem é correr para comer algumas plantinhas.Mas será que alguém já se perguntou verdadeiramente porque isto acontece? Deixo ou não deixo eles comerem estas plantinhas?

Leia Mais...

Gatos que salvam !!


Gente parece mentira mas não é não !! Estava aqui na internet pesquisando alguma coisa interessante para postar e não é que me deparo com isso! Já tinha ouvido falar em cães salvadores, mas gatos não.

Leia Mais...

Homeopatia para Animais


A Homeopatia enxerga o indivíduo como um todo, promovendo o seu tratamento geral, sem tratar somente do fígado, do dente, ou da mente do indivíduo. O uso da homeopatia para o tratamento de animais vem se desenvolvendo com o tempo e tem nos mostrado como essa prática pode ser benéfica.

Leia Mais...

Como administrar medicações em gatos !


Recebi alguns emails falando sobre a dificuldade que algumas pessoas tem em administrar medicações para gatos. Somente nós donos de gatos sabemos o que é aquela babação toda após uma tentativa frustrada de medicar o nosso bichano.

Leia Mais...

Cromoterapia para animais !


A cromoterapia promove a cura de problemas organicos e emocionais atraves do uso das cores. Hoje em dia ela também é muito usada para tratar os animais em geral tanto isoladamente como associada a medicina veterinária halopata.

Leia Mais...

Anti-Pulgas


Hoje em dia as lojas do ramo pet estão cheias de medicações anti-pulgas, mas somente algumas destas medicações acabam cumprindo o prometido na bula.

Leia Mais...

Um amor diferente.


Oi gente, tudo bem? Hoje resolvi abrir um espaço para mostrar novas formas de amor... Confesso que no começo cheguei a torcer o nariz para estes "animais de estimação". Mas eles logo me conquistaram... O texto foi feito pelo próprio dono dos animais, o Kadu. Futuro veterinário... doido como eu!!

Leia Mais...

Pérola da Semana


Gente, vou começar a postar aqui no blog as pérolas que ouço no meu dia-a-dia. Será que vocês tem noção do que é ouvir estas baboseiras e não poder rir na cara do cliente? Salve algumas vezes como esta em que escapou uma risadinha chula rsrsrsrs. Nesta semana me aparece uma cliente nova com uma Lhasa Apso de 7 meses de idade. A cadelinha como várias outras desta raça é prognata. Para quem não sabe o animal prognata possui a mandíbula mais longa que a maxila. É claro que de brinde também são comuns alguns dentinhos "encavalados".

Leia Mais...

Pets em Condominio


Animal bem-comportado tem direito a permanecer com o dono em condomínio mesmo quando o regulamento interno proíbe a presença de pets. A percepção da importância da presença de cães, gatos e outros animais no convívio com humanos se amplia cada vez mais.

Leia Mais...

Opções de cães indicados para apartamento


Aqui estão 15 opções de raças sugeridas pela treinadora e estudiosa de comportamento canino Cláudia Pizzolatto para facilitar a vida de quem planeja ter um cão em apartamento. Cláudia lembra que as raças menores tendem a ser mais agitadas e mais barulhentas: "Ninguém gosta daqueles latidos estridentes, de doer o ouvido", comenta ela.

Leia Mais...

Vacinas, quais e quando dar?


Cães neonatos possuem capacidade de responder imunologicamente a numerosos antígenos, mas essa resposta é muito mais lenta e inferior do que aquela de animais mais velhos. Os anticorpos maternos recebidos da mãe bloqueiam uma imunização adequada em filhotes por um período de tempo após o nascimento e o desmame.

Leia Mais...

Dermatofitoses


AS DERMATOFITOSES que nada mais são que as dermatoses causadas por fungos, são doenças da pele cujo agente causal é um fungo, também denominado cogumelo, sob cujo nome incluem-se os bolores e as leveduras, organismos inferiores do reino vegetal.

Leia Mais...

Doenças que os gatos transmitem às pessoas:


As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas do animal para o homem e, no que toca aos gatos, existem, infelizmente, algumas doenças que podemos transmitir para os nossos donos. Custa-nos muito saber isto e não queremos alarmar ninguém, mas é importante informar todos os donos de felinos, porque mais vale prevenir do que remediar!

Leia Mais...

O gato na história


Amados e odiados, os gatos têm uma longa história, feita de encontros e desencontros com a raça humana. Idolatrados pelas civilizações mais antigas do planeta, vivemos uma fase negra quando, na Idade Média, fomos caçados, juntamente com as bruxas. Mais tarde, voltamos a assumir um lugar de relevo no seio de muitas famílias um pouco por todo o mundo, onde continuamos hoje, gozando do estatuto de um dos animais de estimação mais preferidos de todos os tempos.

Leia Mais...

Erros cometidos na adoção de gatos


Eu sei, somos irresistíveis, principalmente quando somos pequeninos e fofinhos… Mas, atenção, o facto de sermos super-giros não é razão suficiente para nos adoptar (que pena!), até porque levar um gato para casa requer tempo, um compromisso a longo prazo e alguma disponibilidade financeira. Para não tornar a adopção da sua primeira bola de pêlo num pesadelo, preste atenção!

Leia Mais...